"Ninguém educa ninguém. ninguem educa
a si mesmo, os homens se educam entre si,
mediatizadas pelo mundo."
Paulo Freire

19/02/2018 11:11 - Censo Escolar: as escolas que os brasileiros frequentam

O Brasil conta com 184,1 mil escolas de Educação Básica que estão sob a responsabilidade dos municípios – concentrando cerca de 2/3 das instituições, ou seja, 112,9 mil escolas. De acordo com o Censo Escolar 2017, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a participação das escolas da rede privada registrou um pequeno crescimento, passando de 21,5% em 2016 para 21,7% em 2017.

O gráfico a seguir aponta que a grande maioria das escolas – estamos falando de 61,3% – está sob o guarda-chuva dos municípios. 


Fonte: INEP
A maior parte das escolas brasileiras, na ordem de 67%, está localizada nas áreas urbanas. Do total geral, 71,5% oferecem Ensino Fundamental. O Ensino Médio é ofertado por apenas 15,5% das escolas.


Fonte: INEP
O Censo Escolar também aponta que do total de escolas brasileiras, 15,9% possuem mais de 500 matrículas – o que as coloca na categoria de grande porte. Na outra ponta estão as escolas de pequeno porte: são 22,7% que atendem até 50 alunos. Essas escolas, em grande maioria, são municipais (75,9%) e estão localizadas em áreas rurais (74,8%).


Fonte: INEP
Os números do Censo Escolar mostram que a quantidade de escolas que contam com biblioteca e/ou sala de leitura é pequena nas regiões Norte e Nordeste do país. A situação inversa pode ser vista no Distrito Federal, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, onde 72% das escolas dispõem desse recurso.


Fonte: INEP
Problemas de infraestrutura

Quando se olha para a infraestrutura das escolas, as deficiências tambéms são grandes. Nas escolas de Ensino Fundamental, apenas 41,6% contam com rede de esgoto, e 52,3% apenas com fossa. Em 6,1% das escolas, não há sistema de esgotamento sanitário. A situação é mais precária nos Estados do Acre, Amazonas, Pará e Roraima.

As escolas de Ensino Fundamental contam com serviço de abastecimento de água disponibilizado pela rede pública (65,8%), mas há escolas abastecidas por poço artesiano (17,4%); cacimba, poço ou cisterna (11,9%) ou então diretamente por rios, córregos ou outros canais (6,2%). Em 10% delas, não há água, energia ou esgoto.

NOVA ESCOLA