"Ninguém educa ninguém. ninguem educa
a si mesmo, os homens se educam entre si,
mediatizadas pelo mundo."
Paulo Freire

14/09/2018 13:53 - FETEMS participa da abertura do XIII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Redução de Danos (ABORDA)

A FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) participou na noite de quinta-feira (13), da abertura do XIII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Redução de Danos (ABORDA), que aconteceu no Auditório da FETEMS.

O encontro contou com a participação de trabalhadores, pesquisadores, estudantes e ex-usuários de drogas, representando todos os estados da federação, e marcou os 20 anos de fundação da ABORDA – Associação Brasileira de Redução de Danos. 

O evento de redução de danos em álcool e drogas, organizado pela ONG águia morena e pela ABORDA, também comtempla mais três outros encontros, são eles: I Encontro Regional de “Prevenção Combinada do HIV Bases Conceituais para Sociedade Civil, Profissionais, Trabalhadores (as) e Gestores (as) de Saúde (Aguia Morena), VI Encontro Centro Oeste de Ativistas de RD, AIDS, HV, e DH pelo Fortalecimeto das PVHA e das Redes do SUS, Ampliando Acesso as Inovações Tecnológicas de Prevenção (Aguia Morena) e o COMBINA Nacional Aids e Drogas – Combinação ações de prevenção e ampliando a atuação da Redução de Danos (ABV).

Compôs a mesa de abertura o Presidente da ABORDA, Álvaro Mendes, Edna Flores (Aguia Morena), Ana Cristina Oliveira (ABV- Associação de Bem com a Vida), Florêncio Garcia Escobar (Presidente do Conselho Estadual de Saúde e Secretário de Política Municipal da FETEMS), Marcia Colombo (Representante do Departamento Nacional de IST/HIV/AIDS), Alessandra Salvatory (Representante da Secretaria Estadual de Saúde), Ana Maria de Oliveira (Secretária Geral da FETEMS e Representando a Presidenta em exercício da FETEMS, Sueli Veiga) e o Dr. Marcelo Vilela (Secretário Municipal de Saúde).

A Secretária Geral da FETEMS, Ana Maria de Oliveira que representou a Presidenta em exercício da FETEMS, Sueli Veiga, em agenda em fora de Campo Grande, disse que “a FETEMS é parceira do evento por ser aqui um espaço das lutas dos trabalhadores em educação e de todos os movimentos sociais que lutam por melhoria na qualidade de vida da população ”, pontou a Ana Maria de Oliveira.

Para Álvaro Mendes, Presidente da ABORDA, o objetivo do encontro foi de possibilitar o intercâmbio de experiências práticas na área e afirmar a importância do cuidado na política de drogas através da Redução de Danos.

O Presidente do Conselho Estadual de Saúde e Secretário de Política Municipal da FETEMS, Florêncio Garcia Escobar afirmou que o Conselho Estadual de Saúde tem a preocupação e discuti políticas públicas para o problema do álcool e das drogas de uma forma geral.

“Os danos causados pelo álcool e drogas tem se acentuado nos últimos tempos por falta de políticas públicas de redução das desigualdades sociais. O poder público e a sociedade tem que trabalhar unidos para solucionar o problema. E esse encontro é uma das tentativas da sociedade organizada, através das ONGs, de cooperar com o poder público na resolução deste grave e preocupante assunto”, esclareceu.

Um momento emocionante para os participantes do encontro, foi a homenagem que a Associação Brasileira de Redução de Danos (ABORDA) fez para algumas pessoas que são parceiras e que muito contribui para o sucesso da ‘ONG’. Os escolhidos receberam uma placa pelos serviços prestados a entidade. Entre os contemplados estavam a Presidenta em exercício da FETEMS, Sueli Veiga e o Presidente do Conselho Estadual de Saúde e Secretário de Política Municipal da FETEMS, Florêncio Garcia Escobar. A representante da FETEMS, a Secretária Geral  Ana Maria de Oliveira, foi quem recebeu a homenagem em nome da Presidenta em exercício da FETEMS, Sueli Veiga. 

Logo após, teve a palestra sobre “A Nova Política de Drogas e os Impactos no Sistema público e movimento social”, ministrada pelo Professor Dr. Paulo César Duarte Paes (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

O encontro acontece hoje (14), amanhã (15) e encerra no domingo (16) às 12h.

Assessoria