01/08/2018 16:20 - FETEMS realiza Assembleia Geral para deliberar sobre o Dia do Basta, sobre a Previdência Complementar, dentre outros assuntos

A presidenta em exercício da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Sueli Veiga realizou ontem, dia 31 de julho, Assembleia Geral Extraordinária, onde participaram mais de 350 delegados(as) de todos os municípios, que deliberaram sobre:
- Dia de Mobilização Nacional dia 10 de Agosto - Dia do Basta!;
- Seminário sobre Previdência Complementar;
- Concurso Público;
- Seminários Regionais de Formação;
- Informes dos Coletivos;
- Encontro Estadual dos(as) Aposentados(as);
- Mobilização contra a BNCC do Ensino Médio;
- Seminário da BNCC;
- Aula da Cidadania;
- 1/3 de hora atividade dos convocados;
- Curso Superior dos Administrativos;
- Dentre outros assuntos.

Participaram dos debates: Dr. Ronaldo Franco (Assessor Jurídico da FETEMS) falando sobre o Projeto de Lei de Previdência Complementar de Mato Grosso do Sul; Ariovaldo de Camargo que falou sobre a conjuntura internacional e estadual e sobre a mobilização do dia 10 de agosto (Dia do Basta); Professor Antonio Carlos Biffi; Professora Fátima Silva (Secretária Geral da CNTE) e o Deputado Estadual Pedro Kemp.

Concurso Público
Foi publicado ontem, dia 31 de julho, as Comissões para a realização do Concurso Público para a Educação, onde há previsão de 1.000 vagas para professores(as) e 500 vagas para os(as) Trabalhadores(as) Administrativos Educação. O acordo de realização do concurso está mantido, mas de forma lenta.

Sobre a documentação exigida aos convocados (as), início do ano a FETEMS conseguiu fazer com que o governo retirasse da Resolução a necessidade de uma Certidão em âmbito de Segundo Grau, mas agora o governo volta e solicita a certidão de primeira instância. A FETEMS cobrou do governo que retirasse e a procuradora concordou que não deve solicitar, sobre as pessoas que estão concursados não precisam realizar os exames para assumirem concursos, desde que não esteja com atestado médico.

"Estamos aguardando o edital que já deveria ter saído até final de junho. Ontem foi publicada as duas comissões que irão acompanhar o processo, na qual os diretores da FETEMS, Wilds Ovando, que irá acompanhar a comissão dos(as) administrativos e na Comissão dos(as) professores(as), teremos o Professor Onivan de Lima Corrrea. Também conseguimos impedir que o governo alterasse a Lei n. 087, na qual queria inserir no concurso uma avaliação psicotécnica e uma investigação social”, disse a Presidenta em exercício da FETEMS, Sueli Veiga.

Seminário sobre Previdência Complementar

Durante a assembleia, após a exposição do Dr. Ronaldo Franco, foi deliberado que ele fará um parecer para FETEMS repassar para os SIMTED's e foi proposto uma Audiência Pública e o Seminário Estadual para debater sobre a Previdência Complementar.

"O Governo Azambuja fez um desmonte na previdência de Mato Grosso do Sul, mesmo com as manifestações contrárias dos(as) trabalhadores(as) e  estado está com déficit na previdência. Segundo o Dr. Ronaldo Franco, o governo pode até ter feito uma revisão das aposentadorias concedidas, mas a proposta de previdência complementar vem como objetivo de maior atender as pessoas que recebem acima do teto. Os(as) professores(as) e funcionários administrativos acabam não entrando nesta proposta, pois  estão abaixo do teto de R$ 5.531,00 (teto do INSS). O governo está criando mais uma despesa e para posteriormente criar mais mecanismos de defesa das grandes aposentadorias. Um governo que fez uma Reforma em 2017, alegando que estava com déficit e que iria organizar a previdência vem com uma proposta de criar mais despesa, pous entra como patrocinador da Previdência Complementar", pontuou a Presidenta em exercício da FETEMS, Sueli Veiga.

Encontro Estadual dos(as) Aposentados(as)

A Secretária dos(as) Aposentados(as) e Assuntos Previdenciários da FETEMS, Olinda Conceição da Silva apresentou a data do Encontro Estadual dos(as) Aposentados(as), na qual será realizado no dias 03 e 04 de setembro, que tem como objetivo proporcionar o reencontro e momentos de descontração entre aqueles(as) que dedicaram toda uma vida à nobre profissão. Nos dias 20,21,22 e de setembro, os(as) aposentados(as) farão uma excursão e participarão do Maturi Show, em Bonito. Os sindicatos já receberam ofícios informando sobre este evento.

Seminários Regionais de Formação Sindical

O Secretário de Formação Sindical da FETEMS, Onivan Lima Correa apresentou a programação dos Seminários Regionais de Formação Sindical, que tem como o objetivo debater a conjuntura e os desafios no contexto sindical e da sociedade.
Confira o calendário das 13 regionais: 09/08 - Nova Andradina; 16/08 - Ponta Porã; 17/08 - Jardim/Bonito; 22/08 - Dourados; 23/08 - Naviraí; 24/08 -Tacuru/Amambai; 06/09 - Corumbá; 10/09 - Fátima do Sul; 13/09 - Três Lagoas; 14/09 - Paranaíba; 20/09 - Campo Grande; 21/09 - Aquidauana e dia 27/09 em Coxim.

Mobilização contra a BNCC do Ensino Médio e Seminário

O Seminário da BNCC será realizado nos dias 10 e 11 de agosto, na UFMS com a organização da FETEMS, UFMS e ACP. A CNTE está mobilizando também, amanhã (02 de agosto), o dia D denúncia contra a BNCC do Ensino Médio. É importante manter a mobilização, levar os matérias para às escolas e Centros de Educação Infantil. Apresentar a posição contrária ao documento.