"Ninguém educa ninguém. ninguem educa
a si mesmo, os homens se educam entre si,
mediatizadas pelo mundo."
Paulo Freire

11/09/2018 10:04 - Regional de Fátima do Sul realizou Seminário de Formação Sindical na segunda-feira(10)

O movimento sindical precisa se inovar quanto a sua formação para atrair novos militantes, construir novas lideranças, resgatar a consciência política, reforçar valores éticos e, principalmente, dar continuidade à organização e à luta em defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores e trabalhadoras.

São essas as metas do Seminário Regional de Formação Sindical que a FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), por meio da Secretaria de Formação Sindical da FETEMS, Onivan de Lima Correa iniciou na manhã da segunda-feira (10) na Regional do município de Fátima do Sul, que engloba os municípios de Glória de Dourados, Jatei, Vicentina, Deodápolis e Fátima do Sul.

O Seminário contou com a presença da Presidenta em exercício da FETEMS, Sueli Veiga, do Secretário de Formação Sindical da FETEMS, Onivan Lima Correa, Professor Jaime Teixeira (Presidente licenciado da FETEMS), Wilds Ovando Pereira (Secretário dos Funcionários Administrativos da FETEMS), Deumeires Batista de Souza Rodrigues de Morais (Secretária de Comunicação da FETEMS), Maria Jorge Leite da Silva (Presidenta do SIMTED e Vice Presidenta da Regional de Fátima do Sul), Maria do Carmo Souza Drumond (Presidenta do SIMTED de Bonito e Secretária de Relações de Gênero da FETEMS), o Deputado Estadual Amarildo Cruz (PT-MS)  e dirigentes dos SINTED’s que compõem a regional.

Para a Presidenta em exercício da FETEMS, Sueli Veiga, a Formação Sindical tem um papel fundamental para os trabalhadores e trabalhadoras. Porque temos cada um a formação na área profissional. E a Formação Sindical, política e social não temos nem na escola comum e nem na faculdade. 

“Por isso, a Formação Sindical é muito importante e deve ser feita pelos sindicatos. A FETEMS sempre teve a preocupação de realizar este evento, por entender que é extremamente necessária para atuação dos trabalhadores e trabalhadoras no dia-a-dia para de suas funções sindicais. Como forma de contrapor aos discursos conservadores, machistas, preconceituosos existentes”, pontuou.

O Secretário de Formação Sindical da FETEMS, Onivan de Lima Correa defende que “a Formação Sindical em Fátima do Sul é um momento de conhecer a nossa história, analisar a conjuntura atual, defender os nossos direitos e trilhar novos desafios”, finalizou.

A Presidenta do SIMTED e Vice-Presidente da Regional de Fátima do Sul, Maria Jorge Leite da Silva disse que o Seminário Regional de Formação Sindical está sendo muito importante e as palestras notórias, pois tem o compromisso de abrir os olhos daqueles que insistem em não enxergar o momento que estamos vivendo. 

“No dia 07 de outubro será preciso dar uma resposta nas urnas. Votar em candidatos que estão comprometidos com a luta da classe dos (as) trabalhadores (as) em educação. O Seminário está servindo para sabermos a quão importante é a luta do movimento sindical. Nossa hora é agora! Ou fazemos o que tem que ser feito para não termos que chorar depois, ou vamos ter que amargar por 4 anos de derrota e de muitas angústias. Temos que ir à luta, para não perdemos nenhum direito já adquirido”, defendeu. 

No período vespertino, os participantes planejaram a política de formação. A entidade pretende, por meio do programa de formação, abordar a conjuntura e os meios de luta em suas diferentes dimensões e calibrar a importância que as entidades sindicais têm na vida das pessoas.

Segundo Deumeires Batista de Souza Rodrigues de Morais (Secretária de Comunicação da FETEMS), o Seminário de Formação Sindical da Regional de Fátima do Sul foi ótimo, parabenizou em nome da vice-presidenta regional de Fátima do Sul professora Mariquinha, todos demais presidentes pela excelente organização e participação dos delegados.

“O dia foi muito produtivo pois todos os temas foram debatidos de forma bastante participativa, isso mostra que estamos no caminho certo. O objetivo dos Seminários é proporcionar uma maior participação da nossa base nos debates com a presença da diretoria da FETEMS e tem sido muito importante para o fortalecimento das nossas lutas”pontou.

A Presidenta do SIMTED de Bonito e Secretária de Relações de Gênero da FETEMS, Maria do Carmo Souza Drumond enfatizou também a importância do Seminário para todos os trabalhadores (as) na área da educação, por estar possibilitando discutir assuntos pertinentes a categoria. 

“Entendo que o momento também é oportuno para debatermos a questão da violência contra mulher que tanto nos aflige diretamente, e mais ainda, nesse processo eleitoral que nos encontramos. Temos que defender candidaturas que não tenham em seus currículos históricos de discriminação, homofobia e, principalmente, discriminação em relação ao gênero. Precisamos, nós, trabalhadores (as) em educação ficarmos atentos nessas discussões e votarmos em candidatos que estejam realmente comprometidos com as causas que a categoria defende”, esclareceu.

Na palestra de Wilds Ovando Pereira (Secretário dos Funcionários Administrativos da FETEMS) falou sobre todos os avanços conquistados pela classe dos administrativos, da importância das lutas e do momento político que estamos vivendo com a perda de direitos da categoria.

“Nossa categoria é muito aguerrida, nunca foge da batalha. Precisamos continuar defendendo nossas bandeiras. A nossa resposta será no dia 07 de outubro, onde teremos a oportunidade de eleger candidatos que estão comprometidos com as causas da categoria. Nossa união é fundamental para que possamos atingir nosso objetivo comum, que é a valorização dos trabalhadores (as) em educação”, finalizou.

Assessoria