"Ninguém educa ninguém. ninguem educa
a si mesmo, os homens se educam entre si,
mediatizadas pelo mundo."
Paulo Freire

16/09/2021 10:26 - Secretário de Políticas Municipais da FETEMS, Ademar Plácido da Rosa participa de Formação do SIMTED de Ponta Porã

O Secretário de Políticas Municipais da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Plácido da Rosa participou dia 14 de setembro foi convidado pela nova Diretoria do SIMTED de Ponta Porã, para um dia de formação, tendo como pauta principal o novo FUNDEB e as reformas da Previdência, e como público-alvo a Direção recém-empossada. 

O Secretário de Políticas Municipais, Ademar Plácido da Rosa representou a FETEMS e debateu sobre o Novo FUNDEB, a importância do Conselho de Acompanhamento e Controle Social - CACS, seu papel, suas competências e sobre a responsabilidade junto ao FNDE.
“Foram trabalhados os passos necessários para o levantamento dos recursos da educação no que diz respeito à consolidação dos repasses do fundo e dos repasses da União através do FNDE, como o PENAT, o PENAE, o SALARIO EDUCAÇÃO e Convênios. O que chamou atenção foi que, desde 6 de maio deste ano, o município de Ponta Porã não recebe repasses do Programa Nacional do Transporte Escolar (PENATE), o que deverá ser verificado pelo CACS, isto por ser umas das suas competências, analisar e acompanhar o Sistema de Transporte Escolar, elaborando relatório para o FNDE. Houve muitas perguntas e questionamentos sobre os vários pontos e regulamentações. Foi pedido que todos se dediquem as leituras das leis, decretos e regulamentações sobre o Novo FUNDEB, colocamo-nos a disposição para dirimir possíveis dúvidas advindas pelas leituras e análises”, enfatizou o Secretário de Políticas Municipais da FETEMS, Ademar Plácido da Rosa.

assessoria