"Ninguém educa ninguém. ninguem educa
a si mesmo, os homens se educam entre si,
mediatizadas pelo mundo."
Paulo Freire

08/08/2018 11:17 - SINTED de Três Lagoas/Selvíria realiza debate “O Jovem e as Licenciaturas – Profissão Professor(a)

BNCC pode levar a terceirização da Educação

Nas escolas, em conversas com profissionais da educação e nos veículos de comunicação, muito se fala sobre a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Trata-se de um documento normativo que define as aprendizagens essenciais, estabelecendo conhecimentos, competências e habilidades, onde os alunos irão desenvolver ao longo da escolaridade básica.

Em Três Lagoas, esse assunto gerou grande discussão. Para o diretor da Escola Estadual Bom Jesus, professor José Bento de Arruda, tudo está caminhando para a terceirização da educação. “Essa lei 13.415 possibilita que parte da carga horária possa ser feita à distancia. Isso não bate com o que falamos de garantir uma escola de qualidade. Quem irá dar as aulas? Pode ser uma terceirização ou passar para terceiros a obrigação com a escola pública brasileira”, ressalta.

Bento diz também que a BNCC é necessária para melhorar a qualidade social da escola, garantindo uma qualidade para que o aluno possa prosseguir nos seus estudos e que a mesma está garantida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. “Temos que ter medo enquanto profissionais da escola pública brasileira. Dentre as reformulações estão a obrigatoriedade apenas de matemática e português. O aluno fará opção de outras disciplinas”, conclui.

SINTED
Como forma de trabalhar esse assunto e defender as licenciaturas, o SINTED de Três Lagoas e Selvíria, realiza um debate sobre “O Jovem e as Licenciaturas – Profissão Professor(a)”, no dia 14 de agosto, às 18h30, no auditório do Sindicato.
Para a diretora do departamento de imprensa e divulgação do SINTED, Luciana Rueda, “o momento é agora de defendermos nossa profissão”, conclui.

Assessoria